Notícias

Idade da menopausa tem impacto em risco de câncer

02/10/2015

Um grupo de pesquisadores das Universidades de Cambridge e Exeter estabeleceu uma conexão entre a idade com que uma mulher entra na menopausa e o câncer de mama, mostrou um estudo divulgado nesta segunda-feira (28) pela revista "Nature Genetics".

A pesquisa indicou que as mulheres que têm menopausa antes dos 40 anos são menos propensas a desenvolver este tipo de câncer; no entanto, têm mais probabilidades de sofrer de outras doenças, como a osteoporose e o diabetes tipo dois.

Além disso, os pesquisadores descobriram que, a cada ano que a menopausa demora a aparecer, o risco de câncer de mama sobe 6%.

A co-autora do estudo Deborah Thompson, do departamento de Saúde Pública e Atenção Primária da Universidade de Cambridge, indicou que isto é porque as mulheres que tiveram menopausa mais cedo "estiveram menos expostas ao estrogênio durante sua vida".

A investigação concluiu que a idade natural da menopausa, que marca o final da vida reprodutiva da mulher, é geneticamente determinada, porém ainda não é possível saber a totalidade dos genes envolvidos e como eles impactam nos riscos de doença.

Os autores realizaram um estudo de associação do genoma completo de 70 mil mulheres de ascendência europeia e identificaram no total 56 variantes genéticas associadas com a idade da menopausa.

 

Fonte: G1

Dr. Evilásio Farias da Policlínica Taboão

Em Taboão da Serra - SP