Notícias

Ter barriga de cerveja é mais mortal que ser obeso

09/11/2015

Um estudo publicado em uma revista americana de medicina alertou que ter “pneu” ou “barriga de cerveja” provocada por acúmulo de gordura ao redor da cintura é mais mortal que ser obeso.

Adultos de peso normal que possuíam gordura em torno da cintura tiveram o dobro do risco de morte precoce em relação àqueles que estavam com sobrepeso ou mesmo obesos, porém com uma distribuição normal de gordura pelo corpo

O resultado vale para ambos os sexos, pois homens e mulheres com um Índice de Massa Corporal (IMC) normal e Obesidade Central, gordura na barriga apenas, apresentaram um risco maior de morte prematura por qualquer causa em comparação com aqueles com IMC semelhantes, mas sem a gordura da barriga.

Estudo publicado na revista alertou que ter “barriga de cerveja” causada por gordura ao redor da cintura é mais mortal que ser obeso.

Pesquisas anteriores identificaram que a obesidade central foi associada com o aumento total e morte cardiovascular.

Verificou-se que aqueles com uma “barriga de cerveja” têm menos massa muscular, o que é um fator associado com um maior risco de morte e desregulação metabólica.

Dr. Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista na Clínica Mayo, em Minnesota, disse: “A obesidade definida pelo IMC ou medidas de obesidade central, como a relação cintura-quadril (RCQ) e a circunferência da cintura, está associada ao aumento total e cardiovascular de mortalidade”.

O estudo envolveu 15.184 adultos com idade de 18 a 90 anos. Pouco mais da metade eram mulheres.

 

Fonte: Medicina Online

Dr. Evilásio Farias da Policlínica Taboão

Em Taboão da Serra - SP