Cardiologia

No Hospital Santa Isabel, é possível realizar sua consulta com um médico e agendar toda uma gama de exames para garantir a saúde do coração. Por meio de uma avaliação cardíaca regular, torna-se possível detectar problemas e evitar ocorrências relacionadas a esse órgão. São diversos exames que se adequam aos sintomas apresentados e, relacionados com o histórico do paciente, garantem um diagnóstico preciso. Pessoas que não praticam atividade física regularmente podem realizar sua avaliação a partir dos 35-40 anos. Já a quem apresenta registros de anormalidades no histórico familiar, os exames são recomendados a partir dos 30 anos.

Manter a saúde do coração é fundamental e merece toda a nossa atenção, não apenas para tratar as doenças cardíacas existentes, mas principalmente para poder preveni-las, garantindo sua qualidade de vida.

Conheça alguns procedimentos que podem ser realizados para cuidar do seu coração no Hospital Santa Isabel:

Ecocardiograma

O Ecocardiograma é uma ultrassonografia do coração, que avalia características do órgão, como o tamanho, funcionamento das válvulas, fluxo sanguíneo, batimentos, entre outros. Através deste exame é possível diagnosticar doenças cardíacas, malformações, problemas anatômicos, insuficiências e assim, oferecer o melhor diagnóstico e tratamento.

Teste de Ergométrico

Também conhecido com o teste de esforço, este exame é realizado para registrar a atividade do coração durante um esforço físico mais intenso. Também avalia a pressão arterial e a aptidão física do paciente. Seu estudo serve, ainda, para detecção de arritmias e doenças de coronárias.

Tomografia do Coração

A tomografia computadorizada do coração permite um registro detalhado do órgão, que pode detectar diversas anormalidades, calcificações e doenças coronarianas, auxiliando o profissional médico no diagnóstico mais eficaz.

Ressonância Magnética (RM)

Um dos exames mais eficientes para detecção de diversas anomalias, a ressonância magnética, diferente da tomografia, não usa energia ionizante. Com ela é possível gerar imagens de alta resolução, possibilitando um olhar mais preciso sobre o miocárdio ou quaisquer defeitos congênitos.

Angiografia Digital

Este exame avalia os vasos do coração a fim de verificar a existência de obstruções ou redução do fluxo sanguíneo. Realizado a partir do uso de contraste, é capaz de – através do aparelho de raios x – obter imagens de alta precisão.

Eletrocardiograma (ECG)

O eletrocardiograma busca avaliar a parte elétrica do coração, mostrando evidências sobre o funcionamento do órgão. É possível avaliar o ritmo e a frequência dos batimentos, além do impulso elétrico no coração. O exame é realizado com a utilização de eletrodos colocados em pontos específicos do corpo.

Radiografia de tórax

A radiografia de tórax pode mostrar se há crescimento das cavidades do coração. Também revela alterações pulmonares ou vasculares, normalmente derivadas de doenças cardiovasculares.

Holter

O exame holter tem o objetivo de, ao longo de um dia inteiro, monitorar a frequência cardíaca, buscando anomalias e registrando as atividades do coração para análise do médico. Ele permite um diagnóstico preciso e pode identificar fatores de risco. Além disso, é um exame não invasivo e simples de realizar!

Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial – MAPA

É um exame que consiste na instalação do equipamento no braço do paciente, onde permanecerá por 24 horas a fim de realizar medições da pressão arterial. Após esse período, o paciente retorna ao laboratório para retirar o aparelho e os dados serão avaliados.

Para marcar exames, agende online ou se preferir ligue para 11 3003-3230.