Outubro Rosa X Câncer de Mama
01/10/2015O Outubro Rosa chega colorindo os monumentos do Brasil com o objetivo de chamar a atenção para questões ligadas ao câncer de mama. Só em 2015, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram identificados quase 60 mil pacientes com a doença, o que representa 22% do total dos novos diagnósticos de câncer no país.
Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pelo câncer, no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente, pela grande frequência de diagnósticos tardios.
A maior parte das mulheres só identifica a doença quando ela já está em desenvolvimento pelo aparecimento de irregularidades na pele, sejam marcas, caroços nos seios e até mesmo franzidos.
Fatores de risco do câncer de mama
Tabagismo, sedentarismo, excesso de reposição hormonal e obesidade são fatores de risco que contribuem para um aumento da incidência da enfermidade.
Boa alimentação e prática de exercícios físicos, diariamente, são bons parceiros na prevenção de doenças, entre elas, o câncer de mama.
Os homens também podem ser afetados pelo câncer de mama e, apesar de a incidência ser bem menor, não devem se esquecer da prevenção.
Prevenção do câncer de mama
É essencial que as mulheres façam exames preventivos (como a mamografia) periodicamente, tanto para detectar o câncer de mama como outros tipos da doença, como o câncer de cólo de útero"
Fonte: INCA
Dr. Evilásio Farias da Policlínica Taboão
Em Taboão da Serra - SP